• David Leal

Que ideia horrível!

Qual empreendedor nunca pensou nisso? Como selecionar uma ótima ideia que se adeque à realidade? Como construir um novo caminho de forma segura? Como garantir que um insight não gere perdas, principalmente financeira? Já posso reforçar uma verdade que todos sabemos: NÃO há como saber se vai ou não dar certo. As grandes empresas ou startups, quando não tem profissionais criativos e técnicos, contratam agência, mas como um empreendedor pode gerir sua ideia de maneira segura, sabendo que há um componente fundamental, mas que pode ser perigoso: a motivação? Como organizar suas ideias de maneira segura?


📍Não seja criterioso ao ter uma ideia - Anote ou fale no gravador.

Desenvolva a mente, discuta com alguém ou até fale sozinho se for preciso, mas desenvolva todas as idéias, sem preconceito algum, todo absurdo pode gerar o incrível, quer para o imediato ou para o futuro. Então deixe sua mente fluir pois grandes ideias surgem com a mente leve e focada.

Mais uma vez digo: ANOTE, ANOTE, ANOTE.

📍Pesquise. Pesquise muito, pois é nesta fase que suas expectativas dão os primeiros passos até a realidade. Ela pode ser radiante ou até frustrante, mas lhe permite ver que o diferentão, pode trazer caminhos perigosos na execução.

Neste processo, mesmo que você procure algo ao seu favor, é preciso estar aberto a frustrações e aceitar a realidade quando ela for clara, mesmo que negativa. Não que isso tenha que lhe fazer desistir, mas redobrar a sua atenção, repensar se vale a pena, desenvolver o “como fazer dar certo?” ou até abandonar a ideia, se for preciso. Não confunda insistir com resistir.

📍Divida sua ideia, quer seja com um mentor, um profissional amigo, sócio e se não tem alguém próximo com quem dividir, escolha seu cliente com pesquisas simples e rápidas. Mas se ouvir o contraditório, não confunda determinação com intransigência. A teimosia é característica natural e muitas vezes necessária para um empreendedor, mas a intransigência é um grande sinal de que sua ideia, ainda que seja boa, é imatura. Então, qual o limite da sua ideia?




Troque o freio pela embreagem



Isso é administrar. Conduzir de maneira segura sabendo a hora de usar a velocidade certa, é a forma mais equilibrada de chegar ao seu objetivo. Assim, se a ideia é um caminho sem critério, a execução é completamente o oposto. A ponta que liga o insight a ação percorre um caminho que não pode ser irresponsável. Claro, não me refiro a essas ideias executadas por um período curto, ou que aproveitam de algo em alta nas redes sociais. Embora seja preciso responsabilidade nisto, são em sua maioria execuções de baixo risco e como o mercado não espera, é possível ser feito. Então iremos focar em ideias de riscos mais elevados que envolve planejamento, investimento e coparticipação.📝

📍Não há como desenvolver um projeto, ainda que a lógica mostre ser promissor, sem que haja planejamento. Descrever todas as fases, possibilidades, estratégias, riscos e reações é o caminho mais básico para uma boa execução. A fase do planejamento de um projeto, uma ação ou campanha contribui para o menor risco possível e mesmo quando aparecem surpresas inesperadas, você não estará surpreso.

📍Um planejamento bem desenvolvido corrobora para um investimento inteligente. Distribuir seu dinheiro em atividades de resultados insertos dói e por isso não se gasta por impulso ou sem critério, pelo contrário, é importante saber onde, quando e como investir mais ou menos capital. Isso porque mesmo não estando ciente das consequências, às vezes vale a pena investir mais caro de forma ousada, mas sempre com inteligência.

📍Capital é um grande diferencial, mas nenhum investimento é melhor do que a coparticipação. Ponto que leva muitos empreendedores a desistir no meio do caminho.

Envolver pessoas é um fator de extrema importância. Só através desta atitude é possível ter um alinhamento da equipe, saber como as coisas estão sendo desenvolvidas e quais seus reflexos. Você até pode coordenar por meio do “obedecer”, mas nada é mais eficiente do que fazer o outro parte deste sucesso, por isso não confunda treinar com envolver.





6 visualizações

ENTRE EM CONTATO

CONHEÇA OUTROS CASES

instagram.com/agenciahoriz